FEE lança Atlas para a comunidade escolar: cartografia com informações completas do RS

No próximo dia 06 de junho, 3ª feira a Fundação de Economia e Estatística lança um produto inédito no país direcionado a estudantes e professores. É o Atlas Escolar, uma síntese de informações relativas ao Rio Grande do Sul baseada nos principais indicadores utilizados nas pesquisas da FEE, quer sejam produzidos por ela, quer por outras instituições, traduzidos para a linguagem escolar e utilizando a cartografia como principal recurso didático. O material disponível online (atlas.fee.tche.br) permite difundir um maior conhecimento sobre o RS em seus aspectos físicos, como a hidrografia e o clima; político-institucionais (delimitação dos municípios e suas múltiplas regionalizações); econômicos (com destaque para o PIB e o PIB per capita); sociodemográficos (expectativa de vida, urbanização, escolarização, entre outros); e ambientais.

Foram selecionados os indicadores mais diretamente relacionados aos conteúdos curriculares previstos no último nível do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Cada tema é apresentado através de um mapa e de um texto explicativo, com o apoio de outros recursos visuais (figuras, gráficos e fotografias). O conjunto da obra compõe um panorama abrangente sobre os aspectos econômicos, sociais e físicos do Estado.

Para a coordenadora do projeto, geógrafa Mariana Pessoa, pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento Regional da FEE, o consagrado formato de atlas, especificamente o de atlas escolar, constitui uma ferramenta de grande potencial para a sala de aula e para a consulta em bibliotecas e domicílios. “É uma lacuna patente no mercado editorial de livros didáticos uma obra que tematize o Rio Grande do Sul em seus aspectos socioeconômicos de uma forma abrangente, sintética, atraente e acessível para o público jovem”, destaca. Para os professores, o material é um recurso didático adequado ao desenvolvimento de conteúdos de Ciências Humanas e de habilidades cognitivas como a leitura cartográfica, a compreensão de linguagens gráficas e a interpretação de tabelas e textos analíticos.

O lançamento, às 14 horas  no auditório da FEE, deve contar com representantes da secretaria de educação e com alunos da EEEM Padre Réus. O professor de geografia da escola, Vagner Garcez, vai ministrar uma aula utilizando o Atlas como ferramenta.

 

Sandra Bitencourt- Jornalista

Texto: Núcleo de Imprensa - FEE