Debate Cemitérios industriais e tecnópoles: configurações e temporalidades da indústria na RMPA

O Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre, Rede Interinstitucional e Multidisciplinar de Pesquisa (RIMP) vinculada ao ILEA/UFRGS convidam para o debate “Cemitérios Industriais e Tecnópoles: configurações e temporalidade da indústria na RMPA“.

Trata-se da atividade de final de ano do Observatório das Metrópoles quando serão apresentadas duas teses de doutorado produzidas no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRGS e no âmbito das pesquisas do Observatório e defendidas no ano de 2014. A tese de Ana Clara Fernandes trata das áreas industriais abandonadas da cidade de Porto Alegre, tendo como foco o chamado “Quarto Distrito” da capital (bairros Navegantes e São Geraldo), analisando sua inserção (ou não) nas novas dinâmicas da metrópole, seja em nível local, seja na nova economia metropolitana globalizada. A tese de Iván Tartaruga, Geógrafo e pesquisador da FEE,  aborda os espaços de inovação da nova economia industrial do RS, tendo como foco os polos tecnológicos localizados especialmente em Porto Alegre e Vale do Sinos. As duas teses tratam dos espaços industriais e contribuem para a compreensão da metrópole e da região metropolitana na contemporaneidade. Como debatedor teremos o Professor César Martins da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), pesquisador CNPq na área de geografia econômica e geografia industrial.

O debate, com mediação de César Ávila Martins, ocorre na quinta-feira, dia 11 de dezembro, das  14 às 17 horas, no Auditório do ILEA – no Campus do Vale.

Texto: Núcleo de Imprensa - FEE