FEE lança números e arte para olhar o RS

Neste 20 de setembro, a FEE lança o RS em Números — 2016, uma publicação para compreender a realidade socioeconômica dos gaúchos, com uma série de indicadores-chave: contas regionais, indústria, agropecuária, comércio exterior, mercado de trabalho, finanças públicas, agronegócio, população, Índice de Desenvolvimento Socioeconômico, saúde e educação. O compartilhamento dos números que dimensionam o desenvolvimento do Rio Grande do Sul vem acompanhado do registro, disseminação e memória de outras dimensões que expressam nosso Estado. Por isso, a cada ano um artista e sua arte ilustram as páginas e contam sua história.

Neste ano, o RS em Números torna-se ainda mais especial porque tem arte em dobro e expressa o talento feminino que conquistou reconhecimento internacional. Duas artistas que completam  60 anos de carreira dão o colorido, a inventividade e a provocação que somente a arte alcança: Clara Pechansky e Zorávia Bettiol. As artistas têm exposições no MARGS para comemorar suas respectivas trajetórias. Até este próximo domingo, 25, pode ser visitada a  exposição intitulada Rememórias, que reúne pinturas, desenhos e gravuras de Clara Pechansky. De 25 de outubro a 11 de dezembro 2016, a artista plástica Zoravia Bettiol  também celebra no MARGS seus 80 anos de vida e 60 de arte com a exposição Zoravia Bettiol — o Lírico e o Onírico, pautada no lirismo e na fantasia, aspectos marcantes da personalidade, do processo artístico e da poética da artista.  No portal da FEE, os leitores poderão acessar a edição eletrônica do RS em Números — 2016 e o vídeo que mostra o testemunho e um pouco do processo de criação dessas duas artistas gaúchas e internacionais.

Em outubro, 4, às 10h, ocorrerá o lançamento oficial do RS em Números — 2016 no MARGS, com a presença das artistas e a entrega de exemplares impressos para as bibliotecas da rede pública de ensino do Estado.

 

Sandra Bitencourt – Jornalista

Texto: Núcleo de Imprensa - FEE